Exame 70-533

Recentemente fui aprovado no exame 70-533:Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions. A última prova de certificação Microsoft que havia feito datava de 2009, ainda nos tempos do .Net Framework 2.0. Aproveitei a promoção Azure Single Pack: 1 exame (com re-take se necessário) + 1 simulado oficial por U$ 99,00. Como parte da política de incentivos da empresa onde eu trabalho, no caso de aprovação ainda poderia pedir reembolso. Entretanto, um desafio: ela precisava ser feita dentro de 10 dias, a fim de submeter a despesa ainda dentro do quarter corrente. Já havia “ensaiado” fazer os exames de Azure anteriormente, mas sempre algum outro compromisso ou desculpa fazia eu postergar a idéia – meus estudos sempre paravam pela metade. Desta vez havia decidido que seria diferente. Apesar do prazo extremamente curto para este tipo de preparação, marquei a prova.

No mesmo dia verifiquei todos os requisitos da prova e comecei a procurar material para estudo. Tenho experiência de dois anos na plataforma e achei que seria tranquilo me preparar para o exame (um gigantesco engano). Em novembro de 2016 este exame passou por um refresh, principalmente no que se refere a deployment model: de ASM para ARM. O livro de preparação que eu possuo cobre apenas ASM. A trilha  para a prova 70-533 no Pluralsight, em sua maioria, também foca em ASM, assim como a maioria das dicas de quem já havia feito a prova. Decidi mesmo assim fazer os treinamentos do Pluralsight, e em caso de dúvidas de como o serviço funcionaria no ARM, focar na documentação oficial.

A prova se resume a 6 tópicos. A cada dia de estudos cobri um tópico, deixando os últimos três dias para fazer o simulado oficial do pacote e revisar os pontos que tive mais dificuldade.

Material de Estudo:

Um site com boas refrências é o Build Azure. Recomendo

A prova:

  • 57 questões, com duas horas disponíveis (completei em 1,5). Score mínimo: 700
  • Powershell: muito, mas muito Powershell (certo momento achei que estava na prova errada)
  • ARM: principalmente automação de deployments de Virtual Machines

Alguns fatos:

  • Tenho certeza absoluta que uma questão não havia alternativa correta (referente a path de logs de Queues). Reportei ao final do exame.
  • Questão duplicada: sim, havia. Li várias vezes para me certificar de que não era pegadinha.
  • Set de questões onde não era permitido voltar (as primeiras 8)

Analisando o relatório recebido ao final do exame (Performance by Exam Section), fica claro que meu melhor desempenho foram nas áreas onde tenho mais experiência e vivência do dia-a-dia. Meu pior desempenho, automação com ARM model. Portanto, nada substitui o Hands-On no Azure Portal. E no Powershell, é claro!

Próximo passo: preparação para os exames 70-532 e 70-534. Prentendo fazê-los em maio.

[ ]´s

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.